Looking For Anything Specific?

ads header

Universidade de Cambridge expõe ensaio fotográfico sobre fé do sociólogo José de Souza Martins

Universidade de Cambridge expõe ensaio fotográfico sobre fé do sociólogo José de Souza Martins

As imagens em preto e branco foram feitas em diferentes lugares do Brasil entre 1998 e 2011


Um ensaio fotográfico, focado em momentos de religiosidade brasileira, está sendo exibido a partir desta segunda-feira (20), no Centro de Estudos Latinos [Center of Latin American Studies, em inglês] da famosa Universidade de Cambridge na Inglaterra.

  • José de Souza Martins
    (Foto: Reprodução/José de Souza Martins)
    Torcedora reza pela vitória da seleção brasileira, no meio da multidão, que aprecia um jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2006, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo (SP).
As 12 imagens, exibidas na exposição denominada Faith [Fé, tradução do inglês], são obras do cientista social brasileiro, José de Souza Martins, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
As imagens em preto e branco foram feitas em diferentes lugares do Brasil, entre 1998 e 2011, tendo como tema as manifestações de religiosidade e de fé. Por exemplo, são retratados os peregrinos e as pagadoras de promessa em Aparecida do Norte, no interior de SP; os penitentes da grandiosa festa do Círio de Nazaré, no estado do Pará (PA); o ritual de Candomblé, na Bahia (BA); e até uma torcedora de futebol fazendo sua fezinha pela vitória da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006 em São Paulo (SP).
Dessa forma, Souza Martins demonstra o sincretismo (fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas) e a tolerância religiosa presentes no país.
O autor da exposição já foi professor visitante das universidades da Flórida (1983) e de Lisboa (2000). José de Souza Martins escreveu diversos livros de destaque e ganhou prêmios como o Jabuti de Ciências Humanas e o Érico Vannucci Mendes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Alguns dos seus livros mais conhecidos são Subúrbio, A chegada do estranho, A aparição do demônio na fábrica, A sociabilidade do homem simples, Sociologia da fotografia e da imagem, Fronteira e O cativeiro da terra.
The Christian Post

Postar um comentário

0 Comentários