Catolicismo perde 13% de fiéis na América Latina, diz pesquisa
O estudo também mostrou o crescimento de evangélicos em toda a região, com exceção do México
Catolicismo perde 13% de fiéis na América Latina
De acordo com a pesquisa do Latinobarometro o número de católicos na América Latina caiu de 80% para 67% nos últimos 18 anos.A diferença de 13% parece não preocupar os pesquisadores que garantem que a queda é “muito menor” do que pode parecer, pois em 12 dos 18 países analisados mais de 60% da população continua católica.
Em Nicarágua o catolicismo teve queda de 30 pontos percentuais, de 77% para 47%, fazendo com que ele ocupasse o posto de país que mais perdeu fiéis católicos para outras religiões. Honduras está no segundo lugar com queda de 29%. Entre 1995 e 2013 a população católica que representava 76% dos hondurenhos caiu para 47%.
Na lista dos que mais perderam fiéis católicos está Costa Rica e Uruguai com queda de 19% cada um, Chile e Panamá empatam com queda de 17% dos católicos seguidos por Brasil (-15%), El Salvador (-13%), Peru (-13%), Colômbia (-12%), Argentina (-10%), Venezuela (-9%), Equador (-8%), Bolívia (-7%), Guatemala (-7%) e Paraguai (-5%).
Os dois países que mais perderam católicos viram o número de evangélicos se multiplicar. Em Honduras a quantidade de protestantes saltou de 12%, em 1995, para 41% da população em 2013.
Na Nicarágua o feito se repetiu, de 11% os evangélicos se multiplicaram nos últimos 18 anos e hoje representam 37% da população. Os outros países que tiveram um aumento considerável de evangélicos foram: Costa Rica de 9% para 21%, no Panamá de 5% para 19%, em El Salvador de 15% para 31%, no Brasil de 8% para 21% e na Guatemala de 25% para 40%.
Aumento de católicos
Enquanto em quase todos os países o número de católicos diminuiu, no México houve aumento de 2%. Em 1995 77% dos mexicanos se consideravam católicos, hoje esse número é 79%.O cenário religioso do México é bem diferente dos demais países americanos, o número de evangélicos é de apenas 3% enquanto o número de ateus é de 7% e de outras religiões é de 10% (1% não responderam ou não quiseram responder a pesquisa).
Mesmo com este aumento, o México não é o país com maior percentual de católicos da América Latina, este título é do Paraguai com 88%, seguido ainda pelo Equador com 81%, deixando o México em terceiro lugar empatando com a Venezuela que também tem 79% de sua população se declarando católica.
Apesar da queda, mais da maioria dos países latino-americanos possuem mais de 60% de católicos, isso só não acontece no Chile (57%), El Salvador (54%), Guatemala (47%), Honduras (47%), Nicaragua (47%) e Uruguai (41%).
Confiança na Igreja aumenta
A pesquisa do grupo Latinobarómetro quis averiguar as mudanças religiosas na América Latina depois de um ano da escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio como líder máximo da Igreja Católica.Pesquisando sobre a confiança das pessoas na Igreja, a pesquisa mostrou que tanto católicos como evangélicos confiam mais em suas igrejas.
Sem distinguir as religiões a confiança dos latinos na Igreja é de 73%, dividindo entre católicos e evangélicos o número muda para 78% e 81% respectivamente.
Em 2011 a confiança de católicos na Santa Sé era de 69%, o aumento pode mostrar os resultados positivos desse primeiro ano do Papa Francisco.
“Os católicos recuperaram sua confiança na Igreja a pesar dos escândalos e provavelmente como consequência da chegada e liderança do Papa Francisco”, diz o estudo.
0 Comentários