Coca-Cola defende decisão de retirar casamento gay de cena de um comercial de TV
A cena do casamento gay do comercial europeu foi retirada por conta da legislação da Irlanda
Considerada uma das maiores companhias multinacionais do mundo, o grupo Coca-Cola Company se colocou em defesa do corte de uma cena com um casamento gay no meio de um comercial para a televisão na Irlanda, como parte da campanha de Ano Novo 2014 da marca.
- (Foto: Reprodução/Twitter)Campanha de ano novo 2014 da Coca-Cola, lançada na Europa
Na Irlanda, o par homossexual foi substituído por um casal inter-racial, e por conta da iniciativa, a Coca-Cola Company logo teve que lidar com a reação de inúmeros ativistas gays nas redes sociais, que criticaram a postura da empresa, apontada como preconceito.
Em contrapartida, um porta-voz da empresa relatou ao TheJournal.ie que a troca de situações no comercial não foi intencional e a medida teve que ser tomada por conta dos parâmetros legais da Irlanda, que obrigaram o veto de algumas partes da propaganda.
Ao esclarecer melhor, o porta-voz determina que o casamento gay não é legalizado na Irlanda, diferente de outros lugares da Europa. Segundo o comunicado da Coca-Cola, o tema só será debatido publicamente em 2015, quando o país passará por um referendo que liberará ou não o matrimônio de pessoas do mesmo sexo em solo irlandês.
A explicação foi bem recebida pela
maioria, mas ainda há muitos ativistas que ainda questionam a
justificativa. Como exemplo, Jerry Buttimer, político irlandês
abertamente gay, solicitou que a Coca-Cola retomasse a presença do casal
gay, pois seria de fundamental apoio para evitar a marginalização dos
homossexuais em seu país.
Outros
ativistas estendem a crítica à Coca-Cola pela empresa ser uma das
principais patrocinadoras das Olimpíadas de Inverno 2014, a serem
realizadas em Sochi (RUS) no mês de fevereiro.A organização dos Jogos de Inverno tem sido criticada por aceitar as leis do governo russo que vetam a inserção de qualquer referência homossexual de campanhas publicitárias, o que levou aos críticos se queixarem pela Coca-Cola supostamente tomar uma visão semelhante.
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