Looking For Anything Specific?

ads header

Pesquisadores revelam que a admiração das pessoas pela Criação impulsiona a fé em Deus

Pesquisadores revelam que a admiração das pessoas pela Criação impulsiona a fé em Deus

Pesquisadores revelam que a admiração das pessoas pela Criação impulsiona a fé em Deus Um recente estudo sobre o que leva as pessoas a crerem em Deus descobriu que o planeta Terra é a principal fonte de inspiração da fé de quem crê no Criador.
O cientista psicológico Piercarlo Valdesolo, da universidade Claremont McKenna College, e Jesse Graham, da University of Southern California, desenvolveram um estudo a partir das filmagens de Planet Earth (“Planeta Terra”, em tradução livre), um documentário produzido pela BBC sobre a natureza.
Em seu trabalho, a dupla pediu aos participantes da exibição do documentário que expressassem o tamanho de sua admiração que sentiram quando viram as cenas do filme, e a maior parte das respostas foi de que a magnitude e complexidade da natureza só é possível devido a ação de Deus ou de uma entidade sobre-humana.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que as pessoas tendem a acreditar que Deus se manifesta na natureza, e explicou que seu estudo tinha como objetivo entender o que leva as pessoas a desenvolverem a fé.
“A ironia disso tudo é que ao contemplar coisas que sabemos que são formadas por causas naturais, tais como as extensões das impressionantes crateras do vale do Grand Canyon, de cair o queixo, tudo nos leva a explicá-las como um produto de causas sobrenaturais”, comentou Valdesolo.
Os cientistas ressaltaram porém, que as pessoas que são atraídas à fé pela natureza demonstraram uma intolerância crescente de incerteza. A partir disso, a dupla de pesquisadores levantou a hipótese de que esse comportamento possa ser um fator contributivo para a fé.
Fé na cura
Outro estudo realizado sobre os tratamentos psiquiátricos de curto prazo descobriu que a oração e a fé em Deus pode levar a resultados positivos de forma mais eficaz.
A conclusão partiu da observação de pacientes que não têm fé levam mais tempo para concluir o tratamento, e os resultados nem sempre são tão satisfatórios, de acordo com informações do Huffington Post.
“Este é um dos primeiros estudos com vistas ao viés religioso entre pacientes psiquiátricos e estamos esperançosos de que isso vai levar a um estudo mais aprofundado da religião e da espiritualidade com amostras maiores. O aproveitamento de recursos espirituais no tratamento pode levar a taxas de suicídio mais baixos e melhores os resultados do tratamento em essa população”, disse o pesquisador David H. Rosmarin, médico Ph.D. no McLean Hospital e instrutor de do Departamento de Psiquiatria da Harvard Medical School.
 Gospel+

Postar um comentário

0 Comentários