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Avaliador de igrejas visita templos religiosos para “avaliar secretamente experiências de adoração”

Avaliador de igrejas visita templos religiosos para “avaliar secretamente experiências de adoração”


Avaliador de igrejas visita templos religiosos para “avaliar secretamente experiências de adoração”
A utilização de consultores disfarçados de clientes para avaliar o atendimento em lojas e empresas é um conceito utilizado há muito tempo no mundo corporativo, que agora começa a ser usado também em igrejas. A ‘Secret Church Shopper’ é uma empresa que fornece esse serviço, e tem como objetivo transformar as igrejas em “Igrejas 5 estrelas”, como afirma em seu site.
Thomas Harrison, fundador da empresa, concedeu recentemente uma entrevista à CBN News explicando que a Secret Church Shopper viaja por igrejas de todo o país para “avaliar secretamente experiências de adoração”. De acordo com Harrison, após a visita, que acontece sem aviso prévio e é feita por um funcionário “à paisana”, um relatório é entregue ao pastor que contratou seus serviços.
Os “clientes secretos” enviados às igrejas fazem uma avaliação do culto, da atitude congregacional, saudação e hospitalidade, segundo a empresa, que afirma observar a congregação, porteiros, recepcionistas e ministros da igreja, como um convidado comum.
Harrison conta ter vivido as mais diversas experiências nas igrejas visitadas, e afirma que os dados levantados durante a visita são utilizados pelos pastores “para ajudar a igreja a melhorar”. A avaliação é baseada no ‘The Five Star Church’ (A Igreja Cinco Estrelas) um livro que, segundo ele, é dedicado à excelência cristã.
O avaliador de igrejas conta que durante os anos em que se dedica a essa atividade, uma história se destacou.
- Durante momento de comunhão, quando todos estavam apertando as mãos uns dos outros, uma mulher atrás de mim se inclinou por mim para apertar a mão de uma mulher na minha frente, e não disse nem mesmo um ‘olá’, ‘você está no meu caminho’, ou qualquer outra coisa. Então, eu me senti abandonado. E enquanto todo mundo estava apertando as mãos, eu fiquei ali, sozinho e de pé. – relatou, afirmando que sempre presta muita atenção à forma como os membros da igreja cumprimentam e tratam os “clientes”.
- Houve ocasiões, honestamente, onde entrei no local com um culto animado, mas ninguém falou comigo – completou.
Thomas Harrison afirma ainda que costumam atender igrejas de todos os tamanhos, “de 100 ou 10.000 membros”, e que sua atenção aos detalhes só não é maior que seu coração voltado para ajudar igrejas melhorar e alcançar mais pessoas com o evangelho.
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