| Vaticano revela que Bento 16 usa marcapasso "há algum tempo" |
|
O papa Bento 16 usa um marcapasso "já há
algum tempo" --sem especificar, exatamente, desde quando--, informou
nesta terça (12) o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
Segundo este, porém, o pontífice não sofre de graves problemas de saúde e se encontra lúcido e sereno ao anunciar sua decisão de renunciar ao posto. O anúncio, feito em latim na segunda-feira, não era esperado por muitos membros do alto escalão da Igreja Católica e surpreendeu o mundo. Não era de conhecimento público que o papa, 85, fazia uso do aparelho, que regular o batimento cardíaco. Lombardi afirmou também que, há três meses, Bento 16 passou por um pequeno procedimento cirúrgico, de rotina, para trocar as baterias do dispositivo. A operação, porém, não teria tido qualquer influência na decisão. "As razões estavam em sua percepção de que suas forças estavam diminuindo com o passar da idade", afirmou à imprensa Lombardi. Lombardi também afirmou que o papa se despedirá dos fiéis em 27 de fevereiro na praça de São Pedro. "A última audiência-geral acontecerá em 27 de fevereiro na praça de São Pedro, porque seguramente comparecerão muitos fiéis para se despedir do Papa", explicou o porta-voz. Lombardi confirmou que Bento 16 respeitará todos os compromissos fixados até 28 de fevereiro, data que determinou como fim de seu pontificado. O Vaticano confirmou também que o pontífice receberá no sábado o presidente da Guatemala, Otto Pérez, a menos de duas semanas de deixar a função. Fonte: Folha.com |
0 Comentários