Looking For Anything Specific?

ads header

Cardeal acusado de acobertar casos de pedofilia pode não participar de conclave

Cardeal acusado de acobertar casos de pedofilia pode não participar de conclave


Roger Mahony, ex-arcebispo e cardeal de Los Angeles, nos Estados Unidos, pode ser aconselhado a não viajar a Roma para participar do conclave, reunião em clausura de cardeais que elegerá o novo papa, já que Bento XVI renunciará ao cargo em 28 de fevereiro. O conclave será convocado no início de março.

  • Cardeal Roger Mahony
    (Foto: Don Bartletti / Reuters)
    O cardeal e ex-arcebispo Roger Mahony é acusado de acobertar casos de pedofilia na década de 1980

De acordo com o cardeal italiano especialista em direito canônico, Velasio de Paolis, é possível que o ex-arcebispo seja aconselhado a não ir ao Vaticano devido às acusações dele acobertar casos de pedofilia. "A prática comum é recorrer à persuasão, não podemos fazer mais do que isso para dissuadí-lo de votar", de Paolis ressaltando que Mahony tem o "direito-dever" de participar do conclave. No entanto, de Paolis afirma que "sua consciência é que vai decidir se deve vir ou não."
Na semana passada, uma associação de católicos americanos, a Catholics United, enviou uma petição requerendo que Mahony não participasse do conclave. "Prezado cardeal Mahony, fique em casa. Sua participação em escândalos de pedofilia da Igreja e sua proibição de liderar um ministério pela arquidiocese de Los Angeles deveria ser uma indicação de que você não deve participar do próximo conclave", diz o texto da petição online.
Monsenhor Jose Gomez, sucessor de Mahony na arquidiocese de Los Angeles, afastou o cardeal de todas as funções administrativas após ele ter sido acusado de ter acobertar dezenas de casos de pedofilia entre padres na década de 1980.
Em 2007, quando Mahony comandava a arquidiocese de Los Angeles, o cardeal aceitou pagar 660 milhões de dólares a 500 possíveis vítimas de pedofilia num acordo que previa a publicação de dossiês que apontava padres acusados de abusos. No entanto, correspondências entre Mahony e um alto conselheiro mostram que os dois tentavam impedir que os padres fossem encontrados pela polícia.
De Paolis afirma que a situação, apesar de “desconcertante”, pouco provavelmente envolverá o ainda papa Bento XVI.
  The Christian Post

Postar um comentário

0 Comentários