Looking For Anything Specific?

ads header

Mulheres muçulmanas são proibidas de usar véo para foto de CNH e polêmica é gerada

O Departamento Nacional de Trânsito (Detran) de vários estados do Brasil estão proibindo mulheres muçulmanas de cobrirem o cabelo com o véu para foto da carteira de habilitação.

  • Mulhres Muçulmanas
    (Foto:Divulgação)
    Mulhres Muçulmanas e recusam a tirar véu para foto de CNH
No Islamismo é determinado que a mulheres não mostrem totalmente a cabeça, sendo obrigatório o uso de um lenço, causando controvérsia entre a resolução nacional do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e lei de liberdade religiosa.
O Contran entende que o véu viola uma resolução nacional, que proíbe o uso de qualquer acessório que cubra parte da cabeça do condutor na foto.
Apesar do Detran comunicar que mulheres muçulmanas ficam dispensadas do cumprimento da regra por força da constituição federal de liberdade religiosa, em 2010 uma moradora de Foz do Iguaçu (PR), teve que tirar o véu ao posar para fotos de documentos.
Em São Paulo, uma outra mulher muçulmana foi impedida de realizar uma prova do Detran em São Bernardo do Campo, por se recusar a retirar o véu. Na ocasião, ela chamou a Polícia Militar e registrou queixa na delegacia.
Para o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), porém, a retirada do véu não é obrigatória, em respeito à liberdade religiosa prevista pela Constituição. O departamento orienta apenas que nenhuma parte do rosto da motorista fique coberta.
No mês de setembro deste ano, a Câmara Municipal de Foz de Iguaçu (PR), cidade que possui cerca de 22 mil pessoas de origem árabe, sendo a maioria muçulmana, encaminhou pedido ao Detran e ao Instituto de Identificação do Paraná para que as muçulmanas possam permanecer com o véu na foto da carteira de motorista.
De acordo com publicação G1, o Detran e o Instituto de Identificação prometeram dar uma resposta ao pedido da Câmara Municipal em 30 dias.
Fonte  The Christian Post

Postar um comentário

0 Comentários