Looking For Anything Specific?

ads header

Jean Wyllys presta queixa na PF contra pastor que compartilhou piada como se fosse notícia

Jean Wyllys presta queixa na PF contra pastor que compartilhou piada como se fosse notícia

Jean Wyllys presta queixa na PF contra pastor que compartilhou piada como se fosse notícia O compartilhamento de um texto fictício como se fosse real sobre o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) e seus aliados na militância homossexual rendeu uma queixa à Polícia Federal por parte do parlamentar contra o pastor que republicou o texto.
O “hoax” compartilhado pelo pastor Davi Morgado, da Rede Promessa, como se fosse uma notícia verdadeira, foi um texto do site de humor Sensacionalista.
De acordo com Jean Wyllys, após a publicação no site da Rede Promessa, ele recebeu agressões verbais e ameaças de morte de fiéis que acreditaram no texto fictício.
A “matéria” em questão afirmava que Wyllys iria propor a proibição do casamento de evangélicos para evitar que os fiéis tivessem filhos. No entanto, o slogan do site de humor é bastante sugestivo quanto ao teor de suas publicações: “Isento de verdade”.
“Acabo de protocolar mais uma denúncia à Polícia Federal contra a Rede Promessa e seu responsável, Pastor Davi Morgado, que em seu perfil pessoal divulgou uma matéria fictícia que dizia que uma suposta bancada de deputados que eu comandaria quer proibir o casamento entre evangélicos como forma de contra ataque às tentativas de proibir o casamento igualitário. A matéria foi criada por um site de deboche, que cria matérias fictícias e irônicas por diversão e que, originalmente, foi muito compartilhada por quem depreendeu, dela, a ironia e a proposital inversão de sujeitos a fim de demonstrar quão ridícula é a interferência da bancada fundamentalista em um assunto exclusivamente de âmbito civil”, escreveu Jean Wyllys em seu perfil no Facebook.
O ativista gay acrescentou que deu queixa contra o pastor por conta da repercussão que a publicação do texto de humor como se fosse uma notícia verdadeira gerou: “A internet está cheia deste tipo de blogs que criam notícias fictícias. Alguns avisam seus usuários de que o conteúdo não é verdadeiro. Até aqui, tudo bem. O problema é quando alguém, intencionalmente, resolve transformar a mentira em verdade, a fim de manipular a opinião de pessoas – e são muitas as que são incapazes de sequer procurar e confirmar a fonte ou veracidade das notícias que leem. E foi isto que fez o site evangélico ‘Rede Promessa’, do pastor supracitado, que reproduziu a NOTÍCIA FICTÍCIA sem citar a fonte, dando a ela o caráter de notícia inédita e verdadeira”.
Diante dos fatos, o pastor Davi Morgado se retratou publicamente com os leitores e com o deputado federal: “Venho diante de todos os meus seguidores comunicar uma errata e pedir perdão ao deputado Jean Wyllys por ter compartilhado uma matéria que não é verídica. Acabei recebendo de seguidores e compartilhando sem conferir a fonte. A matéria dizia que ele e demais deputados criaram projeto contra casamento de evangélicos. Bom, fica de lição para mim e para todos, que antes de compartilhar, confiram a fonte”, escreveu em seu perfil na rede social.
O deputado Jean Wyllys reproduziu a errata de Davi Morgado em sua página, mas não confirmou se iria retirar a queixa contra o pastor.

Postar um comentário

0 Comentários